Contratação do desenvolvimento ágil de software na Administração Pública Federal: riscos e ações mitigadoras
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v66i1.685Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar ações de mitigação de riscos para a Administração Pública Federal na contratação de soluções de desenvolvimento de software com a metodologia ágil Scrum. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliométrica sobre métodos ágeis, desenvolvimento de software, fábrica de software e terceirização de TI. Em seguida, foram criados mapas mentais para explicitar a IN 04/2010 e descreveu-se a metodologia Scrum e o Acórdão 2314/2013 TCU/Plenário. A aplicação de survey permitiu identificar os cinco riscos de maior importância na contratação de desenvolvimento de software com métodos ágeis pela Administração Pública Federal. Em seguida, foi realizado um grupo de foco para discutir a mitigação dos riscos apresentados, que contextualizou as informações apresentadas no survey. Mesmo havendo poucos instrumentos legais específicos para apoio, concluiu-se que é possível uma contratação de desenvolvimento de software com a metodologia Scrum, desde que sejam considerados aspectos como: a IN 04/2010, o Acórdão 2314/2013, os demais instrumentos legais disponíveis e, ainda, as ações de mitigação apresentadas neste estudo.
Palavras-Chave: administração federal, software, tecnologia da informação, gestão de risco, gestão de pessoas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).