Avaliação do impacto da distribuição dos recursos do Salário-Educação, após a implementação do E-Social, quanto à equalização das desigualdades educacionais entre os estados brasileiros
Palavras-chave:
Salário-Educação, Fundeb, política pública educacional, e-SocialResumo
O presente estudo avalia o impacto da implementação do e-Social, na distribuição dos recursos das cotas- partes estaduais e municipais do Salário-Educação na equalização da desigualdade educacional entre estados brasileiros. Após sua adoção, em 2018, houve um aumento na distribuição dos recursos das cotas-partes estaduais e municipais do Salário-Educação para os estados que possuem maior capacidade financeira para custear a educação básica de seus alunos. Ao mesmo tempo, houve redução na distribuição para os estados que precisam de recursos da União para ofertarem uma educação básica de qualidade para seus alunos. Os resultados corroboram com a hipótese apresentada, indicando que, após 2018, houve redução de recursos do SE para os estados com menor capacidade financeira. Dessa forma, o e-Social aumentou a desigualdade educacional brasileira e reduziu o efeito redistributivo do Fundeb.
Downloads
Referências
ALVES, T.; FARENZENA, N.; SILVEIRA, A. A.; PINTO, J. d. Implicações da pandemia da covid-19 para o financiamento da educação básica. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 54, n. 4, jul./ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-761220200279.
ALVES, M.; SOARES, J. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n.1, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000100012
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID). IZQUIERDO, A.; PESSINO, C.;VULETIN, G. (Org.). Melhores gastos para melhores vidas: como a América Latina e o Caribe podem fazer mais com menos. Departamento de Pesquisa e Economista-Chefe, 2019.
BASSI, C. PEC do Pacto Federativo – PEC nº 188/2019: uma discussão sobre a descentralização do Salário-Educação. Nota técnica. Brasília: Ipea, 2020.
BERLINSKI, S.; SCHADY, N. The early years: child well-being and the role of public policy. Nova York, NY: Palgrave Macmilan, 2015.
BERCOVICI, G. Desigualdades Regionais, Estado e Constituição. São Paulo: Editora Max Limonad, 2003.
BRANDÃO, J. O rateio de ICMS por desempenho de municípios no Ceará e seu impacto em indicadores do sistema de avaliação da educação. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/10438/13149
CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Avaliação de políticas públicas: guia prático de análise ex ante. Brasília: Ipea, 2018. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=32688
CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Avaliação de políticas públicas: guia prático de análise ex post. Brasília: Presidência da República, 2018. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/181218_avaliacao_de_politicas_publicas_vol2_guia_expost.pdf
CHIU, M. M. Effects of inequality, Family and School on mathematics achievement: country and student diferences. Social Forces, v. 88, n. 4, p. 1645-1676, 2010. https://doi.org/10.1353/sof.2010.0019
COMPARATO, F. K. Retenção de recursos estaduais pela União. Revista Trimestral de Direito Público, São Paulo, v. 24, p. 87-91, 1998.
CUNHA, F.; HECKMAN, J. J. The tecnology of skill formation. American Economic Review, v. 97, n. 2, p. 31-47, 2007. https://doi.org/10.1257/aer.97.2.31
DAGUIAR, R. et al. Cartilha do Novo Fundeb. Brasília: FNDE, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/ pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/financiamento/fundeb/CartilhaNovoFundeb2021.pdf
FARENZENA, Nalu. Nas pegadas do Salário-Educação: um olhar sobre sua repartição entre esferas de governo. Textura. v. 19. n. 40, p. 139-157, maio/ ago. 2017. https://doi.org/10.17648/ textura-2358-0801-19-40-3019
HECKMAN, J. J. Invest in early childhood development: reduce deficits, strengthen the economy. The Heckman Equation. Disponível em: << https://heckmanequation.org/resource/invest-in-early-childhood- development-reduce-deficits-strengthen-the-economy/ >> Acesso em 25 de setembro de 2021.
KELLY, A. Measuring ‘equity’ and ‘equitability’ in School Effectiveness Research. British Educational Research Journal, v. 38, n. 6, p. 977-1002, 2012. https://doi.org/10.1080/01411926.2011.605874
TANNO, C.R. Universalização, qualidade e equidade na alocação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb): proposta de aprimoramento para a implantação do custo aluno qualidade (CAQ). Nota técnica. Brasília, Câmara dos Deputados, 2017.
TANNO, C. R. PEC 15/2015 Fundeb: texto aprovado na Câmara dos Deputados – Novo mecanismo redistributivo: resultados esperados, avaliação e proposta de regulamentação. Nota técnica. Brasília, Câmara dos Deputados, 2020.
ZAGO, M. A. S. Federalismo no Brasil e na Alemanha: estudo comparativo de repartição de competências legislativas e de execução. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.2.2016.tde-04102016-181431
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Serviço Público
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).