É possível uma gestão pública de governança transnacional no século 21?
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v67i0.973Resumo
Este artigo tem por objetivo trazer uma reflexão sobre o dilema da implantação e do desenvolvimento de uma gestão pública de Governança transnacional para o século XXI. Esse dilema se refere às futuras escolhas econômicas e políticas sustentáveis ao bem estar do Planeta, da coletividade, dos seres urbanos e dos indivíduos. Reconhecemos as dificuldades práticas de se instituir uma governança a nível transnacional. Contudo, somente uma discussão nesta escala poderá superar as limitações que invocam a noção de soberania nacional como instância monística, na resolução dos problemas sociais que são de amplitude e similaridade global. Elaboramos uma breve trajetória histórica do papel do Estado na modernidade ocidental e apresentamos alguns desafios para o atual cenário da gestão pública. A ideia é propor a superação da polarização entre responsabilidade individual e a responsabilidade coletiva capturada pelo Estado, típica do pensamento moderno. Tentamos, por meio de uma imaginação epistemológica, desconstruir as antigas concepções de Nação e da percepção de soberania, para alcançarmos uma proposta exequível de gestão pública direcionada a ações coletivas de governança transnacional, próprias para o século XXI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).