É possível uma gestão pública de governança transnacional no século 21?

  • Maria Alice Nunes Costa Universidade Federal Fluminense Centro de Estudos Sociais (Coimbra, Portugal) Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS)
  • Wagner dos Santos Ramos
  • José Eduardo Pereira Filho
  • Daniela Juliano Silva
  • Mariana Devezas de Menezes

Resumo

Este artigo tem por objetivo trazer uma reflexão sobre o dilema da implantação e do desenvolvimento de uma gestão pública de Governança transnacional para o século XXI. Esse dilema se refere às futuras escolhas econômicas e políticas sustentáveis ao bem estar do Planeta, da coletividade, dos seres urbanos e dos indivíduos. Reconhecemos as dificuldades práticas de se instituir uma governança a nível transnacional. Contudo, somente uma discussão nesta escala poderá superar as limitações que invocam a noção de soberania nacional como instância monística, na resolução dos problemas sociais que são de amplitude e similaridade global. Elaboramos uma breve trajetória histórica do papel do Estado na modernidade ocidental e apresentamos alguns desafios para o atual cenário da gestão pública. A ideia é propor a superação da polarização entre responsabilidade individual e a responsabilidade coletiva capturada pelo Estado, típica do pensamento moderno. Tentamos, por meio de uma imaginação epistemológica, desconstruir as antigas concepções de Nação e da percepção de soberania, para alcançarmos uma proposta exequível de gestão pública direcionada a ações coletivas de governança transnacional, próprias para o século XXI.

Biografia do Autor

Maria Alice Nunes Costa, Universidade Federal Fluminense Centro de Estudos Sociais (Coimbra, Portugal) Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS)
Pós-Doutora em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES, Portugal); Doutora em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ/IPPUR) e Mestre em Cientista Política (UFF). Pesquisadora Associada do Centro de Estudos Sociais (CES, Portugal) e do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS, Rio de Janeiro). Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (Brasil, UFF).
Publicado
2016-12-23
Como Citar
Costa, M. A., Ramos, W., Filho, J. E., Silva, D., & de Menezes, M. (2016). É possível uma gestão pública de governança transnacional no século 21?. Revista Do Serviço Público, 67, 29 - 58. https://doi.org/10.21874/rsp.v67i0.973
Seção
Ensaios