É possível uma gestão pública de governança transnacional no século 21?

Autores

  • Maria Alice Nunes Costa Universidade Federal Fluminense Centro de Estudos Sociais (Coimbra, Portugal) Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS)
  • Wagner dos Santos Ramos
  • José Eduardo Pereira Filho
  • Daniela Juliano Silva
  • Mariana Devezas de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v67i0.973

Resumo

Este artigo tem por objetivo trazer uma reflexão sobre o dilema da implantação e do desenvolvimento de uma gestão pública de Governança transnacional para o século XXI. Esse dilema se refere às futuras escolhas econômicas e políticas sustentáveis ao bem estar do Planeta, da coletividade, dos seres urbanos e dos indivíduos. Reconhecemos as dificuldades práticas de se instituir uma governança a nível transnacional. Contudo, somente uma discussão nesta escala poderá superar as limitações que invocam a noção de soberania nacional como instância monística, na resolução dos problemas sociais que são de amplitude e similaridade global. Elaboramos uma breve trajetória histórica do papel do Estado na modernidade ocidental e apresentamos alguns desafios para o atual cenário da gestão pública. A ideia é propor a superação da polarização entre responsabilidade individual e a responsabilidade coletiva capturada pelo Estado, típica do pensamento moderno. Tentamos, por meio de uma imaginação epistemológica, desconstruir as antigas concepções de Nação e da percepção de soberania, para alcançarmos uma proposta exequível de gestão pública direcionada a ações coletivas de governança transnacional, próprias para o século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alice Nunes Costa, Universidade Federal Fluminense Centro de Estudos Sociais (Coimbra, Portugal) Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS)

Pós-Doutora em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES, Portugal); Doutora em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ/IPPUR) e Mestre em Cientista Política (UFF). Pesquisadora Associada do Centro de Estudos Sociais (CES, Portugal) e do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS, Rio de Janeiro). Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (Brasil, UFF).

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

Costa, M. A. N., Ramos, W. dos S., Filho, J. E. P., Silva, D. J., & de Menezes, M. D. (2016). É possível uma gestão pública de governança transnacional no século 21?. Revista Do Serviço Público, 67, 29 - 58. https://doi.org/10.21874/rsp.v67i0.973

Edição

Seção

Ensaios