Participação eletrônica, efetividade governamental e accountability

Autores

  • Lamartine Vieira Braga Fundação Getúlio Vargas
  • Ricardo Corrêa Gomes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v69i1.1017

Palavras-chave:

governo eletrônico, participação social, accountability, transparência governamental, efetividade

Resumo

No contexto atual emerge a Governança Responsiva, modelo orientado por princípios de responsabilização, transparência e participação, em que a efetividade se vincula a seu atributo-chave: a responsividade. Portanto, torna-se fundamental aprofundar o entendimento dessa mudança de paradigma, em particular no que tange ao papel desempenhado pelo governo. O presente artigo tem como objetivo analisar as relações entre o desenvolvimento do governo eletrônico e três aspectos-chave: participação eletrônica, efetividade governamental e responsabilização dos agentes públicos (accountability). Para tanto, lançou-se mão de uma abordagem dedutiva e objetiva da qual derivou uma estratégia de trabalho de natureza quantitativa. Foram selecionados dados secundários, baseados em populações, e também foram adotados critérios de comparação complementares, a partir dos quais realizou-se um estudo comparativo global, de corte transversal (cross-sectional). Em suma, constatou-se que altos índices de desenvolvimento do governo eletrônico estão correlacionados a altos índices de participação eletrônica. Além disso, verificou-se que quanto mais elevado o nível de participação eletrônica, mais elevado o nível de efetividade governamental e também de responsabilização dos agentes públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lamartine Vieira Braga, Fundação Getúlio Vargas

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília/University of Edinburgh Business School. Professor Colaborador da Fundação Getúlio Vargas.

Ricardo Corrêa Gomes, Universidade de Brasília

Doutor em Gestão Pública pela Aston Business School, com Pós-doutorado pela Georgia State University. Professor Associado II da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

Braga, L. V., & Gomes, R. C. (2018). Participação eletrônica, efetividade governamental e accountability. Revista Do Serviço Público, 69(1), 111-144. https://doi.org/10.21874/rsp.v69i1.1017

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)