Impactos do Parlamento Jovem brasileiro na imagem pública do Poder Legislativo na visão dos egressos

Autores

  • Antonio Teixeira de Barros Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR) http://orcid.org/0000-0002-3061-8202
  • Lúcio Meireles Martins Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR)

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v68i1.1234

Palavras-chave:

Imagem pública do parlamento. Educação política. Parlamento Jovem Brasileiro.

Resumo

Avaliam-se os impactos do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) nas percepções políticas dos egressos, quanto à imagem pública do Poder Legislativo. A imagem pública está diretamente relacionada com a confiança institucional. Dessa forma, avalia-se a correlação desses dois aspectos. A análise é guiada pela seguinte indagação: eventuais impactos positivos de um projeto institucional de simulação parlamentar para jovens podem interferir na visão dos egressos sobre a imagem institucional e a confiança política? A análise baseiase em levantamento do tipo survey, com questionário aplicado on-line, em 2014, com 27,93% do universo estudado. A principal conclusão é que o PJB exerceu efeitos duradouros nos egressos, tanto em relação à melhoria da imagem do Poder Legislativo quanto ao fortalecimento da confiança política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Teixeira de Barros, Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR)

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Docente e pesquisador do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR).

Lúcio Meireles Martins, Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR)

Aluno e pesquisador do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR)

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

Barros, A. T. de, & Martins, L. M. (2017). Impactos do Parlamento Jovem brasileiro na imagem pública do Poder Legislativo na visão dos egressos. Revista Do Serviço Público, 68(1), 157 - 190. https://doi.org/10.21874/rsp.v68i1.1234

Edição

Seção

Artigos