Análise da alocação de investimentos de empresas privadas e públicas no setor elétrico brasileiro

Autores

  • Denizart do Rosário Almeida
  • Andréa Costa Amâncio Negrão

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v58i1.163

Resumo

Este trabalho analisa a alocação de recursos de empresas públicas e privadas do setor elétrico brasileiro no período de 1995-2005 e a contribuição das estratégias de investimentos dessas empresas para o crescimento sustentado do setor. Para tanto, primeiramente, avalia-se a evolução da tarifa média de energia frente aos diferentes índices de preços da economia e seus possíveis reflexos sobre o consumo de energia e sobre os resultados financeiros das empresas.

Em seguida, analisa-se o comportamento dos investimentos realizados pelas empresas públicas e privadas no setor elétrico ao longo do período observado, tomando como referência dois modelos de determinação de investimento, em diferentes contextos. O trabalho aponta a necessidade de continuidade da participação da empresa pública no novo modelo regulatório do setor elétrico brasileiro, que desempenha papel importante no ajustamento da alocação de recursos, com vistas a promover o desenvolvimento sustentado do setor elétrico brasileiro.

Palavras chave: investimento, setor elétrico, empresa pública

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-02-19

Como Citar

Almeida, D. do R., & Negrão, A. C. A. (2014). Análise da alocação de investimentos de empresas privadas e públicas no setor elétrico brasileiro. Revista Do Serviço Público, 58(1), p. 57-76. https://doi.org/10.21874/rsp.v58i1.163

Edição

Seção

Artigos