Maturidade da gestão do conhecimento na Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (CISCEA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v71i3.3999

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional, Força Aérea Brasileira

Resumo

A Comissão de Implantação do Sistema do Controle do Espaço Aéreo (Ciscea) tem como missão principal a modernização dos ativos dedicados ao controle do espaço aéreo sob a jurisdição do Brasil. Mais do que softwares, aplicativos e equipamentos, o principal ativo do complexo sistema da Ciscea é o seu capital intelectual, que deriva da soma do conhecimento de militares especializados, cuja formação e treinamento são atividades ininterruptas na carreira.  Destarte, o objetivo do estudo foi mensurar o grau de maturidade da Gestão do Conhecimento na Ciscea sob a ótica do seu efetivo de militares, como forma de obter um diagnóstico para subsidiar futuras ações estratégicas. Este intento foi conseguido a partir de um estudo de caso com abordagem quantitativa aplicado a 25 militares da Ciscea. Os dados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva e correlação. Os resultados evidenciaram um nível intermediário de maturidade nas práticas de gestão do conhecimento na Ciscea e revelou que o investimento em recursos humanos pode proporcionar melhores resultados na implementação de um plano de gestão do conhecimento na organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallace Gonçalves Teixeira, Força Aérea Brasileira (FAB), Brasília, DF, Brasil

Especialista em Administração Pública. Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea. 

Rodrigo Franklin Frogeri, Centro Universitário do Sul de Minas / Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Professor no Centro Universitário do Sul de Minas.

Fabrício Pelloso Piurcosky, Centro Universitário do Sul de Minas, Varginha, MG, Brasil

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Professor no Centro Universitário do Sul de Minas. 

Downloads

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Teixeira, W. G., Frogeri, R. F., & Piurcosky, F. P. (2020). Maturidade da gestão do conhecimento na Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (CISCEA). Revista Do Serviço Público, 71(3), 604-630. https://doi.org/10.21874/rsp.v71i3.3999

Edição

Seção

Artigos