Os dois sistemas são bons: tradição comanda

Autores

  • L.G. Nascimento Silva ENAP

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v43i6.1924

Resumo

Dividem-se os regimes políticos das nações entre duas fórmulas de governo: o Parlamentarismo e o Presidencialismo, já que o regime de governo de diretório só se implantou na Suíça, além de suas experiências no Uruguai.
O Parlamentarismo nasceu e se desenvolveu, como se sabe, na Europa, onde no século XIII foram adotados os nomes de “Parlement” na França e de “Parliament”na Inglaterra, para designar a princípio a reunião do conselho real (“curia regis”), e, mais tarde, uma permanente corte de justiça que se foi independentizando da autoridade real e passando a constituir um corpo de decisões que foram, cada vez mais, adquirindo vocalização para debate dos problemas de interesse geral, até virem a se converter no verdadeiro centro de decisão dos assuntos nacionais. Assim, o poder, antes enfeixado nas mãos do Rei, o soberano único, passou a ser exercido gradativamente pelo Parlamento com o Rei e, mais tarde, pelo Parlamento apenas, reservado ao Rei um papel meramente simbólico. E os Primeiros-Ministros são, hoje em dia, nos países de governo parlamentar, os reais detentores do Poder Executivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Silva, L. N. (2017). Os dois sistemas são bons: tradição comanda. Revista Do Serviço Público, 43(6), 37-41. https://doi.org/10.21874/rsp.v43i6.1924

Edição

Seção

Artigos