Burocratas de Médio Escalão: novos olhares sobre velhos atores da produção de políticas públicas

Autores

  • Gabriela Spanghero Lotta UFABC
  • Roberto Rocha C. Pires Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
  • Vanessa Elias Oliveira UFABC

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v65i4.562

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma revisão da literatura nacional e internacional sobre burocratas de médio escalão (BMEs). A sistematização da literatura se orientou a partir de uma perspectiva de políticas públicas, voltada para a compreensão da existência e atuação desses atores e das suas influências sobre os processos de produção de políticas públicas e ações governamentais. Três dimensões da atuação da burocracia de médio escalão foram analisadas: seus papeis, funções e “lugares”; as perspectivas analíticas a partir das quais são observados (estrutural, individual e relacional); e, por fim, a sua atuação nas políticas públicas setoriais. Dois aspectos merecem destaque a partir da revisão bibliográfica empreendida. Em primeiro lugar, o fato de que os BMEs merecem maior atenção nas análises dos processos de produção de políticas públicas. Somado a isso, explicita-se as ausências existentes na literatura nacional no que tange a relevância e centralidade desse ator. 

Palavras-chave: burocracia, administração pública, políticas públicas, agente público

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Spanghero Lotta, UFABC

Professora de políticas públicas da UFABC

Roberto Rocha C. Pires, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Doutor em políticas públicas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). É pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), na Diretoria de Estudos sobre Estado, Instituições e Democracia.

Vanessa Elias Oliveira, UFABC

Professora de políticas públicas da UFABC

Downloads

Publicado

2014-12-02

Como Citar

Lotta, G. S., Pires, R. R. C., & Oliveira, V. E. (2014). Burocratas de Médio Escalão: novos olhares sobre velhos atores da produção de políticas públicas. Revista Do Serviço Público, 65(4), p. 463-492. https://doi.org/10.21874/rsp.v65i4.562

Edição

Seção

Artigos