Burocratas de Médio Escalão: novos olhares sobre velhos atores da produção de políticas públicas

Autores/as

  • Gabriela Spanghero Lotta UFABC
  • Roberto Rocha C. Pires Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
  • Vanessa Elias Oliveira UFABC

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v65i4.562

Resumen

O artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma revisão da literatura nacional e internacional sobre burocratas de médio escalão (BMEs). A sistematização da literatura se orientou a partir de uma perspectiva de políticas públicas, voltada para a compreensão da existência e atuação desses atores e das suas influências sobre os processos de produção de políticas públicas e ações governamentais. Três dimensões da atuação da burocracia de médio escalão foram analisadas: seus papeis, funções e “lugares”; as perspectivas analíticas a partir das quais são observados (estrutural, individual e relacional); e, por fim, a sua atuação nas políticas públicas setoriais. Dois aspectos merecem destaque a partir da revisão bibliográfica empreendida. Em primeiro lugar, o fato de que os BMEs merecem maior atenção nas análises dos processos de produção de políticas públicas. Somado a isso, explicita-se as ausências existentes na literatura nacional no que tange a relevância e centralidade desse ator. 

Palavras-chave: burocracia, administração pública, políticas públicas, agente público

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Spanghero Lotta, UFABC

Professora de políticas públicas da UFABC

Roberto Rocha C. Pires, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Doutor em políticas públicas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). É pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), na Diretoria de Estudos sobre Estado, Instituições e Democracia.

Vanessa Elias Oliveira, UFABC

Professora de políticas públicas da UFABC

Publicado

2014-12-02

Cómo citar

Lotta, G. S., Pires, R. R. C., & Oliveira, V. E. (2014). Burocratas de Médio Escalão: novos olhares sobre velhos atores da produção de políticas públicas. Revista Do Serviço Público, 65(4), p. 463-492. https://doi.org/10.21874/rsp.v65i4.562

Número

Sección

Artigos