Auditoria operacional do TCU no ensino médio: federalismo de cooperação?

Autores

  • Gerlanne Luiza Santos de Melo Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Guiomar de Oliveira Passos Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v69i3.2738

Palavras-chave:

Federalismo, Coordenação, Controle.

Resumo

Aborda-se auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) enfocando suas aproximações com o federalismo brasileiro no qual o TCU, em coordenação e com a colaboração dos tribunais de contas dos estados, avaliou a prestação dos serviços educacionais do ensino médio nas esferas dos governos nacional e estaduais. Pergunta-se a auditoria operacional do ensino médio realizada pelo TCU tem características do federalismo de cooperação? Objetiva-se identificar, nessa ação do TCU, elementos do federalismo de cooperação frente às relações federativas, tendo por base os estudos sobre federalismo de colaboração e sobre o controle de contas, em particular sobre auditoria operacional e o Acórdão do TCU. Concluiu-se que o Acórdão do TCU, pelo desenho da matriz federativa, tem características do federalismo de cooperação, mas suas recomendações são típicas do federalismo de centralização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerlanne Luiza Santos de Melo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piuaí - UFPI

Guiomar de Oliveira Passos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professora da Universidade Federal do Piauí no Departamento de Serviço Social, atuando, atualmente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (Mestrado e Doutorado) e no Departamento de Serviço Social.

Downloads

Publicado

2018-11-12

Como Citar

Melo, G. L. S. de, & Passos, G. de O. (2018). Auditoria operacional do TCU no ensino médio: federalismo de cooperação?. Revista Do Serviço Público, 69(3), 559-584. https://doi.org/10.21874/rsp.v69i3.2738

Edição

Seção

Artigos