Comentários Hugo Pena Brandão e Carla Patrícia Bahri

Autores

  • Hugo Pena Brandão Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil - CASSI
  • Carla Patrícia Bahry Banco do Brasil - BB

Palavras-chave:

Administração pública, gestão por competências

Resumo

Este artigo teve como objetivo apresentar métodos, técnicas e instrumentos utilizados para mapeamento de competências. Foi elaborado em 2005, em um contexto de emergência dos modelos de gestão baseados em competências. No exterior, as publicações sobre o tema se alastraram ao longo da década de 1990, mas no Brasil a gestão por competências tornou-se objeto de maior interesse só nos anos 2000, quando foram produzidos diversos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Pena Brandão, Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil - CASSI

Doutor em Psicologia Organizacional e Mestre em Administração pela UnB, MBA Marketing pela UFRJ/Coppead e MBA Projetos pela FGV. Formação executiva em Banking (University of Chicago), Digital Business (MIT - Massachusetts Institute of Technology) e Organizational Leadership (Columbia Business School). Foi professor do MBA Gestão de Pessoas da FGV e do Ibmec (2001-2011). No Banco do Brasil, foi gerente-executivo da Universidade Corporativa – UniBB (2012-2016) e de Estratégia e Governança (2017-2021). Autor de livros, capítulos de livros e diversos artigos. Atualmente, é Diretor-Executivo da CASSI.

Carla Patrícia Bahry, Banco do Brasil - BB

Mestre em Administração pela UFSC, Especialista em Educação Corporativa, e Graduada em Administração pela Unijuí. Foi professora-tutora do Curso de Gestão por Competências da FGV. Possui diversos artigos publicados sobre gestão por competências e educação corporativa. Atualmente, é Assessora Sênior do Banco do Brasil, na Diretoria de Estratégia e Organização.

 

Downloads

Publicado

2022-11-29

Como Citar

Pena Brandão, H., & Bahry, C. P. (2022). Comentários Hugo Pena Brandão e Carla Patrícia Bahri. Revista Do Serviço Público, 73(b), 178-179. Recuperado de https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/8473

Edição

Seção

RSP Edição Especial 85 anos (encerrada)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)