Schools of Government: a comparative study

Autores

  • Pedro Paulo Teófilo Magalhães de Hollanda Universidade de Brasília (UnB)Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
  • Cláudia Henriqueta Conde Rosa Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
  • Samantha Albano Amorim Cardoso Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
  • Ciro Campos Christo Fernandes Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v70i0.1514

Palavras-chave:

escolas de governo, estudo comparativo, capacidades estatais

Resumo

The Schools of Government perform a central role to the public service of many countries. Despite being a disseminated and well-established phenomenon, the functions and even the concept of Schools of Government vary. Aiming to portray the functions and characteristics of Schools of Government around the world and offer a better understanding of them, this paper presents a comparative study of Schools of Government located across five continents. Based on purposive sampling, eight Schools of Government were selected to be part of this in depth study: École Nationale d'Administration, ENA – France; Canada School of Public Service, CSPS – Canada; Instituto Nacional de la Administración Pública, INAP – Argentina; Australia and New Zealand School of Government, ANZSOG – Australia and New Zealand; Civil Service College, CSC – Singapore; National School of Government, NSG – South Africa; Direcção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, INA – Portugal; and Escuela Superior de Administración Pública, ESAP – Colombia. Data collection procedures included interviews and document analysis. Data was analyzed using content and comparative analysis. This study highlights some important dimensions of Schools of Government including the position within the government, funding, main activities, organizational structure and personnel. Other similarities (e.g. among  members of Commonwealth) and possible common trends and innovation challenges are also discussed. Finally, we discuss the results comparing them to previous studies findings.

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Biografia do Autor

Pedro Paulo Teófilo Magalhães de Hollanda, Universidade de Brasília (UnB)Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

Possui graduação, mestrado e doutorado em Administração pela Universidade de Brasília. Professor do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. Servidor público com experiência profissional na Escola Nacional de Administração Pública e nos antigos Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Atualmente é Secretário Adjunto no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Possui interesse nos seguintes temas: gestão de pessoas, gestão pública, interface trabalho-família e comportamento organizacional. É líder do Grupo de Pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional no Setor Público do IDP e é Pesquisador do Grupo de Pesquisas e Estudos Avançados sobre Comportamento Organizacional (GepaCO) da Universidade de Brasília (UnB).

Cláudia Henriqueta Conde Rosa, Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

Servidora aposentada do quadro técnico da ENAP. Possuo graduação em Relações Internacionais e História pela Universidade de Brasília e Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Especialista no desenvolvimento de projetos de cooperação internacional. Fui Chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da ENAP e Chefe da Assessoria Internacional do Governo do Distrito Federal e Gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Agência Nacional de Aviação Civil-ANAC.

Samantha Albano Amorim Cardoso, Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

Possui graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília e Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. É servidora pública federal do quadro da Escola Nacional de Administração Pública – Enap. Atualmente encontra-se cedida para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, onde ocupa o cargo de Coordenadora-Geral de Conciliação Trabalho-Família e Projeção Econômica.  Suas principais áreas de interesse são gestão pública, burocracia, representação feminina e relação trabalho-família.

Ciro Campos Christo Fernandes, Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

Graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em gestão (2003) e doutorado em administração (2010) pela Fundação Getulio Vargas (EBAPE-FGV). Atualmente é gestor governamental na Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu e professor do Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Suas áreas de interesse acadêmico e profissional incluem principalmente os temas: gestão pública, governo eletrônico e compras governamentais.

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Publicado

2019-12-06

Como Citar

de Hollanda, P. P. T. M., Conde Rosa, C. H., Amorim Cardoso, S. A., & Fernandes, C. C. C. (2019). Schools of Government: a comparative study. Revista Do Serviço Público, 70, 15-33. https://doi.org/10.21874/rsp.v70i0.1514

Edição

Seção

Especial: Três Década de Enap e de Escolas de Governo (encerrada)