Empréstimos Compulsórios
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v0i3.2767Resumo
Os «empréstimos compulsórios» fogem aos três tipos clássicos e contribuições fiscais que são o imposto, a taxa e a contribuição de melhoria. Imposto é a contribuição obrigatória, exigida de todos os cia aos para fazer face às despesas do Estado; a taxa é a contribuição obrigatória, porém específica de quem utiliza determinado serviço público. Embora semelhantes em alguns aspectos, os impostos diferem das taxas em vários pontos principais: a) o imposto é uma contribuição obrigatória, com a finalidade de atender a uma despesa gera do Estado; b) a taxa, pelo contrário, corresponde a uma despesa conhecida, isto é, ao pagamento de um serviço prestado. Como contribuição de melhoria, entendemos o tributo instituído para recuperar o custo de obra pública de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa efetivamente realizada, e como limite individual o acréscimo de valor de cada imóvel beneficiado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).