Comentários Luiz Carlos Bresser-Pereira

Revendo dois artigos sobre a Reforma Gerencial de 1995

Autores

  • Luiz Carlos Bresser-Pereira Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Palavras-chave:

Reforma gerencial, Administração Pública, Gestão Governamental, Revista do Serviço Público

Resumo

Fiquei feliz ao saber que meus artigos “Da administração pública burocrática à gerencial” (1996) e “Uma reforma gerencial da administração pública no Brasil” (1998) estão entre os mais lidos e citados da Revista do Serviço Público que está agora comemorando seus 85 de serviços ao Brasil. Esses artigos foram escritos entre 1995 e 1998, enquanto eu chefiei o Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE), no primeiro governo Fernando Henrique Cardoso. Esse foi um grande momento na minha vida política, porque nele eu iniciei a reforma gerencial da administração pública brasileira ao mesmo tempo que desenvolvia a teoria da reforma. E foi um triste momento na nossa história econômica  porque nele o Brasil adotou um regime de política econômica neoliberal e se condenou à quase-estagnação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Bresser-Pereira, Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e membro da Comissão Arns. É doutor Honoris Causa pela Universidade de Buenos Aires e livre-docente em economia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi ministro da Fazenda (1987), Ministro da Administração e Reforma do Estado (1995-1998) e Ministro da Ciência e Tecnologia (1999). Nos últimos 20 anos desenvolve a Teoria Novo-Desenvolvimentista cuja economia política está voltada para o capitalismo e o Estado, e a macroeconomia, para o desenvolvimento e as contas externas. 

Referências

JANNUZZI, P.M. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. Campinas: Alínea, 2017.

JANNUZZI, P.M. Estatísticas públicas e o combate à fome e à pobreza: afinidades eletivas que fizeram diferença nos resultados da ação governamental. In: MELLO, J. et al. Políticas públicas e usos de evidências no Brasil: conceitos, métodos, contextos e práticas.1 ed., Brasília: Ipea, v.1, p. 495-520, 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-29

Como Citar

Bresser-Pereira, L. C. . (2022). Comentários Luiz Carlos Bresser-Pereira: Revendo dois artigos sobre a Reforma Gerencial de 1995. Revista Do Serviço Público, 73(b), 88-95. Recuperado de https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/7852

Edição

Seção

RSP Edição Especial 85 anos