Priorização do desenvolvimento de competências em organização pública

Autores

  • Lana Montezano Mestra e Doutoranda PPGA UnB / Consultora FGV Projetos FGV Projetos
  • José Bento Carlos Amaral Junior Doutor PUC SP / Diretor FGV Projetos
  • Antônio Isidro-Filho Doutor PPGA UnB / Professor UnB

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v68i4.1546

Palavras-chave:

desenvolvimento de competências, órgão público, modelo de gestão, ferramentas de gestão, mapeamento de competências

Resumo

Este artigo tem a finalidade da elaboração do Indicador de Priorização do Desenvolvimento de Competências (IPDC), considerando as lacunas de competências, a eficiência institucional e a adesão ao negócio. O IPDC subsidiará tomada de decisão da organização quanto ao uso de recursos em ações visando à aprendizagem que permitam desenvolver as competências mais críticas. A proposta permite aperfeiçoar o modelo de gestão por competências, incluindo a etapa de priorização das competências. Foi realizado estudo transversal em órgão público para mapear as competências gerenciais e transversais de todos os gestores, utilizando-se de pesquisa documental e grupo focal para definição, bem como survey eletrônico para avaliação das competências profissionais. O cálculo do IPDC permitiu identificar seis competências com alta prioridade para serem desenvolvidas, sendo prioritária a “Avaliação de desempenho”.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Montezano, L., Amaral Junior, J. B. C., & Isidro-Filho, A. (2017). Priorização do desenvolvimento de competências em organização pública. Revista Do Serviço Público, 68(4). https://doi.org/10.21874/rsp.v68i4.1546

Edição

Seção

Artigos