Ensaio de análise da influência dos grupos de interesse
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v78i01,02%20e%2003.4227Resumo
Tradicionalmente, considera-se a política economica o prolongamento, ou a aplicação, da ciência econômica. Tratando-se do tipo de organização baseado no mercado, a ação dos pcdêres públiccs pode ser analisada como encerrando princípios de centralização que de certo modo restringem a autonomia dos agentes na elaboração e realização de planos de produção e consumo. Datam de época recente os esforços dos economistas no sentido de erigir os princípios de uma política econômica racional que visasse à sistematização e coerência na adaptação dcs meios aos fins. Êste último objetivo é perfeitamente legítimo: a partir do momento em que a intervenção do Estado se estende à administração dos meios escassos, é natural chamem os teóricos a atenção das autoridades responsáveis para a necessidade de observar uma lógica que permita elevar ao máximo os resultados das medidas tomadas. Sabe-se que, a êste aspecto, o método dos modelos já deu bons frutos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).