Governança pública: uma revisão conceitual

Autores

  • Alex Fabiane Teixeira Universidade de Brasília - UnB
  • Ricardo Corrêa Gomes FGV - Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v70i4.3089

Palavras-chave:

Governança Pública, referencial básico de governança pública, revisão conceitual

Resumo

O presente estudo teve por objetivo desenvolver uma revisão teórica da literatura sobre o conceito de governança pública. Nesse sentido, obtiveram-se as principais contribuições teóricas nacionais e internacionais relacionadas ao tema. A metodologia utilizada foi a de revisão de literatura em bases de periódicos nacionais e internacionais. O resultado obtido indicou que, em que pese o termo seja relativamente novo para a gestão pública, tem-se grande diversidade em sua abordagem conceitual, demonstrando abrangência e múltipla aplicabilidade. Fazendo uso de uma sistematização histórica por ano dos conceitos de governança pública desde o ano de 1996, constatou-se que é consenso entre os autores que a boa governança se mostra essencial para otimizar o desenvolvimento socioeconômico, político e cultural nacional. Por fim, identificou-se no referencial básico de governança pública do Tribunal de Contas da União um embrião governamental indutor do conceito para os serviços públicos brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Fabiane Teixeira, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando em Administração Pública e Políticas Públicas, e Mestre em Administração Pública, com área de concentração em orçamentos públicos; ambos pela Universidade de Brasília - UnB. Atualmente é Auditor Federal de Finanças e Controle do Ministério da Fazenda e Professor Titular de Cenários e Análises Econômicas da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília - FPMB.

Ricardo Corrêa Gomes, FGV - Fundação Getúlio Vargas

Doutor em Gestão Pública pela Aston Business School (2003). Pós-doutor pela Georgia State University (2014). Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas (EBAPE) (1995). É Bolsista PQ-1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor Associado III da Universidade de Brasília – UnB.

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

Teixeira, A. F., & Gomes, R. C. (2019). Governança pública: uma revisão conceitual. Revista Do Serviço Público, 70(4), 519-550. https://doi.org/10.21874/rsp.v70i4.3089

Edição

Seção

Artigos