.
A Revista do Serviço Público (RSP) lança a edição especial “Raça, Racismo e Políticas Públicas de Equidade Racial no Setor Público”, dedicada a analisar, sob múltiplas abordagens, as relações entre raça, racismo e políticas de promoção de equidade racial na Administração Pública Brasileira.
A edição especial é organizada pelos editores convidados Josiane Silva de Oliveira, Rafael Rocha Viana e Tatiana Dias Silva, e oferece subsídios para pesquisadoras e pesquisadores, gestoras e gestores públicos e formuladores de políticas interessados na construção de um Estado plural, democrático e efetivamente antirracista.
Em seus 88 anos de história, é a primeira vez que a Revista do Serviço Público publica uma edição dedicada de forma densa e abrangente à temática racial. Se, por um lado, esse fato torna esse lançamento histórico, por outro lado, evidencia o quanto ainda há a avançar na construção de um Estado e na produção de conhecimento comprometidos com a promoção da equidade racial.
Esta edição reúne análises inéditas sobre as políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial no Brasil, explorando suas trajetórias, desafios e perspectivas. Os artigos abordam desde a interseccionalidade entre juventude e raça, passando pela implementação municipal de ações antirracistas, até os entraves federativos que marcaram a ausência de um Sistema Nacional robusto para a igualdade racial.
Entre os destaques, discutimos como a formação histórica da sociedade brasileira, marcada pelo racismo estrutural, impacta a juventude negra e periférica, exigindo políticas integradas e interseccionais. Também apresentamos um mapeamento inédito das ações municipais de combate ao racismo, revelando tendências, inovações e concentração de esforços em áreas como educação e cultura.
Outro eixo central é a análise dos últimos vinte anos de política antirracista no federalismo brasileiro, evidenciando os efeitos da descontinuidade institucional e da fragilidade na articulação entre União, Estados e Municípios. Complementando essa discussão, um estudo sobre governança multinível examina como dinâmicas locais e nacionais interagem diante do desmonte de políticas no plano federal.
A edição ainda traz reflexões sobre desigualdades no acesso ao serviço público e ao ensino superior, políticas de cotas, práticas antirracistas nas universidades e institucionalização dos estudos afro-brasileiros, ampliando o debate sobre equidade racial em diferentes dimensões.
Por fim, esta edição especial reafirma o compromisso da RSP com a produção de conhecimento crítico, rigoroso e plural, articulando diferentes agendas de pesquisa às questões concretas que atravessam o cotidiano da gestão pública brasileira. Registramos um agradecimento especial às autoras e aos autores, bem como às pareceristas e aos pareceristas, cujo trabalho qualificado e generoso tornou possível a realização desta edição especial.
Desejamos a todas as pessoas uma boa leitura!
Josiane Oliveira
Rafael Viana
Tatiana Silva
Read more about .